terça-feira, 26 de setembro de 2017

Quem é Carlos Ruiz Zafón? - Especial Zafón

Por Eric Silva

Escritor barcelonês, Carlos Ruiz Zafón é autor do romance A Sombra do Vento, seu livro mais conhecido e que já foi traduzido para mais de 30 idiomas e publicado em cerca de 45 países.

Nascido em 25 de setembro de 1964, Zafón é filho de uma família sem tradição literária. Sua mãe era dona de casa e o pai, um agente de seguros bem sucedido. Contudo desde muito cedo o jovem Carlos despertou o seu talento e interesse para a literatura. Sendo um amante do romance do século XIX, Zafón tem como suas principais influências autores como Fedor Dostoyevsky, Leon Tolstoy e Charles Dickens.

Foi educado na escola dos jesuítas de San Ignacio de Sarriá e seguiu com a formação em Ciências da Informação chegando a receber ainda no primeiro ano de curso uma proposta de trabalho no mundo da publicidade. Atuou como diretor criativo de uma importante agência barcelonesa até o ano de 1992 quando decidiu deixar a publicidade e seguir uma carreira na literatura.

Muda-se, em 1933, para Los Angeles, onde começa a trabalhar como roteirista enquanto dedicava parte de seu tempo na confecção de seu primeiro romance, O Príncipe da Névoa, (do original em espanhol El príncipe de la niebla), obra ganhadora do prêmio espanhol Edebé de literatura infantil e juvenil. Com uma história de mistério ambientado em uma cidade nas margens do Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial, ainda no ano de 1943, esse livro é o primeiro da Trilogia da Névoa composta também pelos livros O Palácio da Meia-Noite (1994) e As luzes de Setembro (1995).

Em 2001, lançou seu primeiro livro adulto A Sombra do Vento (em espanhol, La Sombra Del Viento) com o qual se tornou uma das maiores revelações literárias. Ambientado em Barcelona durante o período da ditadura franquista na Espanha, esse livro inaugura uma nova série O Cemitério dos Livros Esquecidos (do espanhol, El cementerio de los libros olvidados), produzida pelo autor nos últimos 15 anos e finalizada em 2016. 

A tetralogia é composta também pelos livros O Jogo do Anjo (2008) (El juego del ángel), O Prisioneiro do Céu (2011) (El prisionero del cielo) e O Labirinto dos Espíritos (2016) (El laberinto de los espíritus). Em 2012, publicou ainda um conto complementar à série chamado Rosa de Fuego, onde narra as origens do Cemitério dos Livros Esquecidos remontando à época da inquisição espanhola do século XV.

Por A Sombra do Vento, Zafón foi finalista dos prêmios literários espanhóis Fernando Lara 2001 e Llibreter 2002, e em Portugal, foi premiado com as Correntes d'Escritas (2006).

É ainda autor do livro Marina, publicado em 1999, e que é possivelmente, das obras de Ruiz Zafón “a mais indefinível e impossível de categorizar, e talvez a mais pessoal delas” (Wikipédia Espanhola).

Todas as obras citadas foram traduzidas e publicadas no Brasil pelo selo editorial Suma de Letras, pertencente ao grupo Companhia das Letras. Hoje, o trabalho de Zafón já foi traduzido para mais de cinquenta línguas o que o tornou em um dos autores mais reconhecidos da literatura internacional dos nossos dias e o escritor espanhol mais lido no mundo depois de Cervantes.

Zafón faleceu no dia 19 de junho de 2020, na cidade onde vivia no EUA, Los Angeles, em decorrência de um câncer contra o qual lutou ao longo de dois anos. Zafón tinha 55 anos.

Confira abaixo a lista completa dos prêmios ganhos pelo autor disponível em seu website oficial:

·         Na Espanha:
o    Prêmio da Fundação Jose Manuel Lara para o livro mais vendido.
o    Prêmio dos Leitores de La Vanguardia.
o    Prêmio Protagonistas.
·         Nos Estados Unidos:
o    Borders Original Voices Award.
o    Prêmio Gumshoe.
o    New York Public Library Book to Remember.
o    BookSense Book of the Year (Menção Honrosa).
o    Barry Award, Joseph-Beth e Davis-Kidd Booksellers Fiction Award.
·         Na França:
o    Livre de Poche 2006.
o    Prêmio pelo melhor livro estrangeiro.
o    Prix ​​du Scribe.
o    Prix ​​Michelet.
o    Prix ​​de Saint Emilion.
·         Na Holanda:
o    Prêmio dos Leitores.
·         Na Noruega:
o    Bjornson Ordem para o mérito literário.
·         No Canadá:
o    Prêmio Canadian / Quebec Bookstores.
·         Na Bélgica:
o    Humus Award pelo melhor livro do ano votado pelos leitores da Bélgica (2006).
·         No Reino Unido:
o    Prêmio de Ottakar.
o    Nielsen Golden Book Award.
o    Finalista para o autor do ano 2006 British Book Awards.
o    Sexta posição na lista da Waterstone dos 25 melhores livros dos últimos 25 anos.
·         Em Portugal:
o    Prêmio Varzim de Povoa.

Referências
http://www.carlosruizzafon.com

Postagens Relacionadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Conhecer Tudo