domingo, 5 de novembro de 2017

[Cinema] 2017 é o ano de Agatha Christie nos cinemas


Por Eric Silva

2017 parece ser o ano de retorno das obras de Agatha Christie as telonas de todo o mundo. Somente neste ano dois dos mais importantes livros da autora foram adaptados para o cinema: Assassinato no Expresso do Oriente e A Casa Torta. Confira os detalhes.


Agatha Christie é internacionalmente conhecida como a Rainha do Crime por ter sido reconhecida como uma das mais importantes e mais lidas escritoras de romance policial da história. Por conta de sua fama e da popularidade de seus livros, contos e peças teatrais, muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema e para séries de televisão em todo o mundo.

Publicado pela primeira vez em 1949, A Casa Torta é um dos poucos romances da escritora inglesa que nunca haviam sido adaptados, em contraposição ao Assassinato no Expresso do Oriente, que além de ser um dos livros mais vendidos da autora, já foi transformado em jogo de computador e adaptado para o rádio em 1992, para o cinema em 1974, e para a televisão, em 2001, pela CBS, em 2010, pelos ITV Studios e WGBH-TV e, em 2015, para a televisão japonesa, pela Fuji Television[1].

Em A Casa Torta (Crooked House), Agatha narra a história do assassinato do milionário octogenário Aristide Leonides que morava com a esposa, cinquenta anos mais jovem, além de toda a sua família. O título do livro se deve a peculiar arquitetura da casa dos Leonides, uma mansão localizada nos arredores de Londres e que tinha a inusitada característica de ser torta. É naquela mansão que o patriarca é assassinado por envenenamento, tornando todos os habitantes da casa em suspeitos, o que leva a neta mais velha da vítima, Sophia, e seu namorado Charles Hayward, filho do inspetor chefe da Scotland Yard, a investigarem o crime.

Agatha Christie considerava A Casa Torta, junto com Punição para a Inocência (1957), uma de suas melhores obras. A adaptação para o cinema, que ainda não tem data de lançamento no Brasil, foi dirigido pelo francês Gilles Paquet-Brenner que dirigiu, entre outros filmes, Lugares Escuros (2015) e A Chave de Sarah (2010). 

No elenco: Max Irons no papel de Charles Hayward, Stefanie Martini como sua namorada Sophia, Glenn Close como Lady Edith, Gillian Anderson estrelando como Magda West e Christina Hendricks como Brenda Leonides.

A película é uma produção dos estúdios Brilliant Films, com coprodução da Fred Films. Segundo o site da IMDb, entrou em cartaz em 31 de outubro desse ano na Itália, e está previsto, em Portugal, no dia 7 de dezembro. Tem duração de 1h e 55 minutos.

Por sua vez, Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express) conta a história de um assassinato ocorrido durante uma viagem do Expresso Oriente, o mais famoso e luxuoso trem de passageiros do mundo, que liga Paris à Istambul (antiga Constantinopla). Pertencente ao subgênero do “locked room” (“mistério do quarto fechado”), a trama põe como suspeitos todos a bordo do famoso trem (milionários, aristocratas e empregados) e o mais célebre detetive de Agatha Christie, Hercule Poirot, como o responsável por descobrir a identidade do criminoso.

A nova adaptação cinematográfica é dirigida pelo britânico Kenneth Branagh, diretor de Cinderela (2015) e Thor (2011) e é estrelado Albert Finney no papel de Hercule Poirot, Lauren Bacall como Sra. Hubbard, Martin Balsam representando Bianchi e Ingrid Bergman interpretando o papel de Greta Ohlsson.

A película é uma produção dos estúdios Twentieth Century Fox, com coprodução da Genre Films, The Mark Gordon Company, Scott Free Productions e Latina Pictures, com colaboração do The Estate of Agatha Christie. 

Segundo o site da IMDb, entra em cartaz no Brasil em 23 de novembro desse ano e tem duração de 1h e 54 minutos.

Confira os trailers dos filmes.



Trailer de A Casa Torta (Crooked House)



1º Trailer de Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express)



2º Trailer de Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express)





[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Murder_on_the_Orient_Express

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Conhecer Tudo