sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O que é spoiler?


Na mídia Spoiler significa um texto, afirmação, comentário ou imagem que revele informações importantes da narrativa de um livro ou de um filme, prejudicando a trama e desestimulando o leitor/telespectador em ler/assistir a narrativa. O spoiler seria assim como num romance policial um comentário que diga quem é o criminoso e a razão dele ter matado fulano ou sicrano. 


Exemplo de Spoiler:


Gattaca - A Experiência Genética (1997)

SINOPSE: Num futuro no qual os seres humanos são escolhidos geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas inválidas. Vincent Freeman (Ethan Hawke), o primogênito, nasceu do amor de seus pais sem preparos genéticos. Tem desde pequeno, o desejo de ser um astronauta, mas tem em seu código genético predisposições a doenças que não lhe permitem nada melhor em vida que o emprego de faxineiro. Consegue, porém, um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua identidade genética verdadeira. Tudo segue perfeitamente, com muito esforço, até que um assassinato em seu emprego põe sua máscara em risco, podendo expor seu passado.
Após conseguir se passar por Jeremy Morrow (Jude Law), entrando num acordo em que o ex-nadador paraplégico lhe fornece o material genético em troca de uma vida de conforto, Vincent consegue seguir sua vida tranquilamente e ainda manter um caso com sua colega Irene Cassini (Uma Thurman), que descobre a verdade, mas devido à sua paixão, não revela aos outros.
No dia da partida para lua Titã, objetivo de vida de Vincent, ele se despende de Jeremy pela última vez, e antes do embarquem, acaba se encontrando com seu irmão perfeito geneticamente Antonio, bioquímico da agência espacial, que faz os testes de urina, mas este resolve burlar o sistema e satisfazer o desejo do irmão "não-válido" e finalmente Vincent sai em busca do seu sonho, enquanto Jeremy se lança num incinerador suicidando-se, não sem antes deixar amostras genéticas o suficiente para Vincent e uma carta com uma mecha de cabelo, simbolizando sua decisão final.

Fonte: http://comoterminafilme.blogspot.com.br 

Referências:
SANTOS, Alex. Gattaca - A Experiência Genética (1997). Disponível: em: http://comoterminafilme.blogspot.com.br. Acesso em: 12 fev. 2012.

WIKIPÉDIA. Spoiler. Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 12 fev. 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Conhecer Tudo